SER OBESO NÃO, CONTROLAR O PESO SIM

OBESIDADE INFANTIL

17 de janeiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: NUTRIÇÃO O INICIO PARA O EMAGRECIMENTO, FICANDO A DISTÂNCIA DAS OBESIDADE CONTROLADA, DESCONTROLADA, CENTRAL, ABDOMINAL, VISCERAL, INTRA-ABDOMINAL. A COMPULSÃO POR DOCE PODE SER EVITADA COM UMA DIETA E NUTRIÇÃO ADEQUADA, UMA VEZ QUE O ORGANISMO PRECISA DE TODOS OS TIPOS DE ALIMENTOS QUE CONTENHAM OS NUTRIENTES, VITAMINAS E MINERAIS ADEQUADOS PARA SEU BOM FUNCIONAMENTO.

Resultado de imagem para Compulsive consumption of sweets is linked to psychic and organic problems

O consumo compulsivo de doces está ligado a problemas psíquicos e orgânicos. Compulsão por doces é uma vontade quase irresistível de comer doces; a voracidade por bombons pode ser tão doentia quanto à dependência do álcool ou drogas. A ingestão de doces geralmente é para compensar algum problema ou melhorar o humor de quem sofre da compulsão. Mas, depois, irremediavelmente, os devoradores de doces começam a ter pesadelos com a balançaNos consultórios as queixas são conhecidas. Se a pessoa foi gorda, o consumo de doces é seguido de complexo de culpa e de recriminações sobre a falta de força de vontadeComo muitas pessoas, com transtornos alimentares parecem também sofrer de depressões, acredita-se que pode haver uma relação entre estes problemas. Afirma-se que a compulsão pode ser uma adaptação do organismo para suprir a deficiência de serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios. Estudos recentes mostraram que as pessoas que sofrem de um desequilíbrio no sistema Serotonina/ Noradrenalina, têm uma disfunção alimentar ligada a distúrbios NEUROENDOCRINOLOGISTA.
A serotonina também interfere no estado de humor e na sonolência; quando há uma diminuição dessa substância no cérebro, a pessoa sente necessidade de ingerir açúcar.
Mas é possível comer sem culpa, desde que haja um mínimo de autodisciplina. Todo mundo sabe que o regime ideal requer um pouco de cada alimento, como as verduras, carnes, frutas, legumes e cereais.
A alimentação ideal deve ter 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% de proteínas. Com esta proporção, os carboidratos ou açúcares deixam de ser os grandes vilões e os culpados pela cintura grossa. Assim, quando alguém devora um bolo ou um sorvete de creme não vai ganhar uns quilinhos apenas por causa do açúcar, mas também pela manteiga, leite e creme da mistura. Segundo endocrinologistas, nutricionistas, é uma maneira de compensar um hábito introduzido desde a infância: as mães costumam adoçar o leite das mamadeiras; quando a criança é bem comportada, ganha um refrigerante; à partir da adolescência, os namorados se presenteiam com bombons. O doce adquire assim, um significado afetivo na maioria das famílias. E ao haver uma carência de afeto, a compensação pode ser buscada no próprio doce.
Uma manobra interessante é a pessoa tentar ingerir mais vegetais, como os espargos, que diminuem esta vontade de atacar a geladeira. Quem tem uma vontade incontrolável de comer doces e não é diabético(diabetes mellitus), pode optar por compotas de frutas ou outros doces sem gordura em pequenas quantidades e assim,alem de não ficar com consciência pesada, ao se olhar no espelho , irá se identificar com sua imagem. O importante é driblar esta vontade, com frutas, doces dietéticos, exercícios físicos que aumentam a serotonina( substancia produzida por receptor neurológico,que da a sensação de prazer) aumentando sensação de bem estar. Porém, quando a situação for difícil de contornar, um profissional especializado, pode ser de ajuda para o paciente, para o tratamento de distúrbios da ansiedade que podem estar associados a este quadro (ENDOCRINOLOGISTA).

Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.A alteração de peso pode ter o  risco de desenvolver pressão alta e problemas cardiovasculares independente da síndrome metabólica? 
http://controladapressaoalta.blogspot.com

2. O resveratrol retarda o envelhecimento ele pode ajudar também no emagrecimento?

http://queroemagrecermais.blogspot.com/

3. Qualidade de vida é apenas alimentação saúdavel e uma vida regrada ao médico? 
http://queroemagrecermais.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Int J Obes Relat Metab Disord
Dulloo AG, Jacquet J, JP Montani .
Departamento de Medicina Fisiologia
Universidade de Fribourg, na Suíça.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Redes Sociais

↘Acesse nosso canal deixe seu like!



Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz