SER OBESO NÃO, CONTROLAR O PESO SIM

OBESIDADE INFANTIL

19 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, SÍNDROME DA HIPOVENTILAÇÃO DA OBESIDADE EM PACIENTE INFANTO-JUVENIL E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PULMONARES DA OBESIDADE.

Sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal em crianças é uma desordem complexa. Sua presença tem aumentado de forma significativa nos últimos anos que muitos consideram um grave problema de saúde do mundo desenvolvido. As estatísticas mais recentes mostram que, 33,6% das crianças de 2-19 anos estavam em risco de ser (definida como uma idade específica e gênero índice de massa corporal [IMC], no índice 85, 94 % para a idade) e 17,1% com e em desenvolvimento, pois não escolhe raça e nem procedência onde crianças de 2-19 anos com sobrepeso (definida como idade específica e de sexo, São comprometidas), e o que é pior, se considerarmos países como Estados Unidos, União Européia, o Brasil vem logo atrás. Muitos fatores, incluindo a genética, o ambiente, metabolismo, estilo de vida e hábitos alimentares, são creditados para ter papel do desenvolvimento do Sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, visceral ou intra abdominal. No entanto, mais de 90% dos casos são de causas não são muito claras, menos de 10% estão associados a causas genéticas ou hormonais  Síndrome da hipoventilação no Sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, visceral ou intra abdominal é um achado relativamente raro em crianças que são obesas, com uma freqüência estimada de 1-3%. Se demonstrarmos de um ponto de vista diferente, 10% dos pacientes com apnéia obstrutiva do sono são obesos com Sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, visceral ou intra abdominal. Nenhumas dos critérios diagnósticos para definir a síndrome da hipoventilação da obesidade são reconhecidos; esse fato, juntamente com a quantidade limitada de estudos pediátricos e definições discrepantes da obesidade pediátrica e anormais achados no exame efetuado por aparelhos para verificar tipo de sono (polissonográficos), fazer o diagnóstico é muito mais difícil.
No entanto, a respiração na obesidade, distúrbios do sono e (aumento do CO² no sangue) ou hipercapnia durante a vigília são características geralmente descrito com a síndrome da hipoventilação da obesidade. Outras características incluem sonolência diurna excessiva, hiperatividade, baixo rendimento escolar com dificuldade em participar de tarefas e diminuição de memória, hipóxia (baixa quantidade de O² no sangue) e sinais de cor pulmonale ( é uma forma de insuficiência cardíaca, onde há diminuição da capacidade de funcionamento das câmaras direitas do coração, por doença pulmonar). As conclusões que tiramos dos achados em pesquisas e experiências clinicas, é que a obesidade é muito, mas radicalmente muito mais sério do que nos pais que temos a responsabilidade de dar orientação aos nossos filhos e parentes próximos podemos pensar, e isto tem uma custo de saúde que se perpetuará por toda a vida adulta dos mesmos.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1.A obesidade traz consigo conseqüências graves para para definir a síndrome da hipoventilação do pulmão em infanto-juvenil ?

http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

2.Os conhecimentos sobre as conseqüências da obesidade infato-juvenil tem aumentado?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com/

3. Infanto-juvenil,poderá ter obesidade visceral ?
http://obesidadedescontrolada1.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.


Referências Bibliográficas:
Maria E Cataletto, MD Diretor Associado, Divisão de Pneumologia Pediátrica do Hospital da Universidade Winthrop, Professor de Pediatria Clínica, Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, diretor de Serviços para Crianças do sono do Hospital da Universidade Winthrop ,: Hertz Gila, PhD, ABSM, Diretor do Centro de insônia e distúrbios do sono, Professor Associado da Clínica de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook-J. Clin. Endocrinol. Metab. 2004;89:2569-75.Int. J. Obes. Relat. Metab. Disord. Dulloo A.G., Jacquet J., J.P. Montani. Departamento de Medicina Fisiologica da Universidade de Fribourg, Suíça.







Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Redes Sociais

↘Acesse nosso canal deixe seu like!

Google Maps:

http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz